NOVEMBRO AZUL I Casos de câncer de próstata batem o de mama. É preciso se prevenir!

Os meses de outubro (rosa) e novembro (azul), todos os anos, servem para conscientização da prevenção de dois tipos de câncer, uma doença muitas vezes fatal se não combatida desde o seu início. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2018 foram 68.220 novos casos de câncer de próstata, contra 59.700 de mama (feminino). Os dois tipos de câncer lideram disparadamente as estatísticas de novos casos.

NOVEMBRO AZUL

Após o outubro rosa é a vez do novembro azul ganhar evidência. A data serve para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. Existe um machismo impregnado na sociedade sobre o “tal do toque”. Antes de se assustar ou se achar homem demais para ser consultado, procure um médico, alguma unidade de saúde para mais informações. Quando não nos prevenimos, maltratamos nós mesmos e as pessoas que nos amam. PENSE NISSO!

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina (com a forma de maçã) localizada na parte baixa do abdômen, situando-se abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo por onde a urina da bexiga é eliminada. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.

O que é câncer de próstata?

Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. Pessoas negras constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

O que causa o câncer de próstata?

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais, genéticos, alguns hábitos alimentares e condições ambientais como fatores de risco para desenvolver a doença.

Quais são os sintomas da doença?

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

Como é feito o diagnóstico?

Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?

Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.

Como é feito o tratamento?

Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?

Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
Consumir tomate;
Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
Manter o peso adequado à altura;
Diminuir o consumo de álcool;
Não fumar;
Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Onde fazer exames preventivos da próstata?

Os exames preventivos devem ser feitos nas unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde de família. Se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica.

Entretanto, só existe um caminho: a prevenção!
Assim como o Outubro Rosa, nossa entidade também apoia o Novembro Azul. QUEM SE CUIDA VIVE MAIS!

Fonte: Inca e Ha (Hospital do Amor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×