MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA FINANCEIRAS POR POSSÍVEL FRAUDE EM CARTÕES DE CRÉDITO CONSIGNADO
Em notícia publicada no site do G1 no mês passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai investigar 23 instituições financeiras por possível fraude em cartões de crédito consignado.
Segundo a matéria, a fraude consistiria na emissão não autorizada dos cartões, e pela cobrança de juros em faturas com desconto do pagamento mínimo feito diretamente em folha. Segundo a denúncia, ela ocorre quando um cliente, ao contratar um empréstimo consignado, também recebe um cartão de crédito, sem ter a devida informação de que o empréstimo recebido é lançado como saque no cartão e depositado em sua conta corrente.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público, vem acompanhando denúncias no município de Hortolândia, de possível prática similar e já esteve no último dia 20 em reunião com o Departamento de Gestão e Pessoal para discutir o assunto.
Recentemente, uma empresa começou a visitar os setores da prefeitura, oferecendo um cartão de crédito para os servidores para desconto em consignação.
Alguns servidores comentaram que haviam passado login e senha do ECONSIG para esta empresa, o que é uma prática totalmente condenada pela nossa instituição, pois coloca o trabalhador em risco.
Servidores passaram a ter saldo negativo em sua margem consignada gerando inúmeros transtornos para o trabalhador. Reservas de margem em consignação foram feitas e o Sindicato vem conversando com o Departamento Jurídico quanto a legalidade da ação.
ATENÇÃO: NÃO FORNEÇA SUA SENHA DO ECONSIG PARA NINGUÉM. VOCÊ PODE SER VÍTIMA DE UM GOLPE!